Será que somos mais felizes a ler?
A Biblioterapia explica
Conhecem aquela sensação quando acabam de ler um livro muito bom? É quase um misto de vazio e esplendor. Estamos felizes por ter lido aquela história incrível, mas tristes por deixar um universo que já não queríamos abandonar. A maioria dos leitores ávidos revê-se nesta imagem. A verdade é que ler deixa-nos mais felizes, mais calmos e até mais compreensivos. Mas será a leitura um mero escape à realidade, ou pode ler realmente curar-nos? A biblioterapia oferece algumas respostas.
O que é a Biblioterapia?
A Biblioterapia é uma ferramenta de incentivo à leitura e de desenvolvimento pessoal que se caracteriza pela utilização de materiais de leitura para fins terapêuticos. Ainda que a prática desta modalidade tenha começado por estar circunscrita a hospitais e clínicas, actualmente é uma área multidisciplinar praticada por bibliotecários, professores, assistentes sociais e outros profissionais dos livros.
Curiosidade: O termo biblioterapia foi utilizado pela primeira vez em 1916 no ensaio A Literary Clinic, de Samuel Crothers, publicado na revista americana Atlantic Monthly.
Sim, ler deixa-nos *mesmo* mais felizes. Eis o porquê:
Já na Antiguidade os livros eram vistos como “remédios para a alma” e a verdade é que existe ciência por detrás do sucesso da biblioterapia. Há estudos que demonstram que ler nos deixa mais felizes, porque a leitura coloca-nos num estado mental de “transe” semelhante ao da meditação, fazendo com que fiquemos mais calmos e tranquilos:
“Reading has been shown to put our brains into a pleasurable trance-like state, similar to meditation, and it brings the same health benefits of deep relaxation and inner calm.”
Sabemos também que ler reduz os níveis de stress, até em situações particularmente inquietantes, como no caso de isolamento/quarentena. De facto, num estudo recente sobre os hábitos de leitura em Espanha durante o período do confinamento, 82% dos inquiridos afirmaram que ler os ajudou a lidar melhor com as incertezas e receios da pandemia.
Então, em que é que a biblioterapia me pode ajudar?
Como já vimos, a leitura tem resultados surpreendentes na saúde física e mental. Abaixo destaco alguns dos principais benefícios que o processo da biblioterapia pode desencadear:
- Desenvolver a capacidade de empatia e compreensão pelo diferente;
- Reduzir níveis de stress e ansiedade;
- Fomentar hábitos de leitura;
- Melhor capacidade de gerir desafios do quotidiano;
- Libertar emoções negativas;
- Desaprender padrões de comportamento opressores e limitantes;
- Convida à auto-descoberta e aceitação do eu.
Curiosos em aprender mais sobre biblioterapia? Tenho boas notícias! Para o próximo dia 10 de Outubro (Sábado), eu e a Beatriz Canas Mendes preparámos um workshop de Biblioterapia e Diário Positivo. Se estiverem interessados em juntar-se a nós, podem encontrar toda a informação aqui e inscrevam-se aqui. Também temos evento no Facebook, Meetup e Viral Agenda.
Pin me for later…